DÚVIDAS CONSÓRCIOS

  • O que é consórcio?

    Consórcio é um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que se reúnem para aquisição de bens por meio de contribuições mensais dentro de um período preestabelecido.

  • O que é carta de crédito?

    Carta de crédito é um documento representativo do valor disponível para aquisição do bem.

  • Quem regulamenta e fiscaliza o sistema?

    O sistema de consórcio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil.  Mais informações pelo site: www.bacen.gov.br

  • Como será a contemplação?

    Mensalmente, por meio de sorteio e de lance de acordo com a disponibilidade financeira do grupo.

  • Como posso utilizar minha carta de crédito?

    Consórcio Automotivo: poderá adquirir automóveis, motos, utilitários, caminhões e outros veículos automotores, novos e usados.                                               

    Consórcio Imobiliário: poderá adquirir imóvel residencial, comercial, industrial ou de veraneio novos e usados, terreno ou ainda construir ou reformar.

  • Posso antecipar os pagamentos?

    Sim, o consorciado poderá antecipar o pagamento do saldo devedor na ordem inversa, a contar da última. A antecipação de pagamentos não dará direito à contemplação da cota.

     

     

  • Qual o índice de correção das parcelas?

    Imóveis: corrigido pelo Índice Nacional dos Custos da Construção (INCC).                      Automóveis: corrigido de acordo com a tabela do fabricante ou a tabela Fipe.  

     

DÚVIDAS CONSÓRCIOS CONTEMPLADOS

  • Como funciona?

    Com o consórcio contemplado você foge de burocracia, taxas e prazos praticados pelas linhas de financiamento e também não precisa esperar a cota de consórcio ser contemplada para aquisição do bem pretendido, a compra é imediata, basta o cadastro do cliente e o bem a ser adquirido se enquadrar nas exigências de cada administradora.

     

  • Consórcio contemplado de imóvel serve para a aquisição de:

    -Imóvel residencial, comercial, industrial, rural, imóvel na planta e no litoral. Aquisição de terreno, contrução, reforma e ampliação.                                                                         

     

  • Consórcio contemplado de veículo serve para a aquisição de:

    Automóveis, motos, caminhões, utilitários, ônibus, máquinas agrícolas e rodoviárias.

     

  • Sobre a negociação

    Mediante o interesse do cliente em adquirir uma cota de consórcio contemplada, seguem os seguintes passos: Pré-análise para averiguar qual será a finalidade da compra, análise cadastral para avaliar a capacidade de pagamento, regularidade do CPF ou CNPJ, vistoria e avaliação do bem a ser adquirido com o crédito. Após essas etapas, inicia-se a negociação da carta de crédito contemplada entre as partes, comprador e vendedor, através de um contrato de compra e venda onde constará especificamente (cláusulas) e de forma clara todo o precedimento da negociação.  Após o cliente comprador obter as aprovações do crédito e do bem a ser adquirido, será transferida a propriedade da cota de consórcio contemplada, o cliente comprador terá a sua disposição o valor do crédito e assumirá as parcelas a vencer do plano. O cliente comprador pagará o valor de entrada no momento da assinatura do contrato de cessão de direitos para transferência da cota, ou através de outorga de poderes, feita por procuração pública em Tabeliionato.

       

     

  • Dicas de segurança

    Antes de efetuar uma aquisição de compra de um consórcio contemplado, é importante certificar a idoneidade e reputação da empresa que está procedendo a negociação.

     

  • Recomendações para uma compra segura

    1-Adquira somente de Administradoras renomadas e com cobertura de nível nacional, consulte se há restrições em órgãos como, Banco Central e de Defesa do Consumidor.

    2-Certifique-se da veracidade das informações quanto ao grupo, cota, lance, contemplação e valores reais compostos em extrato.

    3-Ao receber a proposta de compra de um consórcio contemplado, suspeite de ofertas milagrosas, onde os valores de entrada são muito baixos ou não se exige comprovações de renda, avaliações do bem e análise de crédito.

    4-Atente-se para o contrato de compra e venda do consórcio, certifique informações do consórcio, leia todas as cláusulas e na dúvida exija esclarecimentos antes da assinatura.